O evento promovido pelo SNN – Serviço de Neurologia e Neurocirurgia – ocorrido entre os dias 30 de julho e 1º. de agosto em Passo Fundo, foi de extrema importância, segundo o presidente do congresso Dr. José Ricardo Vanzin, em especial por proporcionar a troca de conhecimento entre os participantes através do debate nas diversas áreas de atuação da neuroradiologia intervencionista.
A presença do maior nome da neuroradiologia intervencionista, Prof. Jacques Moret, bem como do grupo da ARFA – Association of the Rothschild Foundation Allumni, com destaque ao Dr. Charbel Mounayer, ambos de Paris, abrilhantou o encontro com a apresentação dos avanços tecnológicos na neuroradiologia intervencionista. A discussão de casos do GENI – Grupo de Estudo em Neuroradiologia Intervencionista proporcionou a aproximação de diversos serviços do Brasil.
O simpósio contou com a presença de palestrantes de várias partes do país, como o Dr. Marco Túlio de Belo Horizonte/MG, Dr. Daniel Abud de Ribeirão Preto/SP, Dr. Paulo Passos, Dr. Eduardo Raupp e Dra. Sheila Martins de Porto Alegre/RS, Dr. Gustavo Andrade e Carlos Abath de Recife/PE, Dr. Paulo Souza de Curitiba/PR e Dra. Iruena Kessler de Brasília/DF, além dos palestrantes passo-fundenses, Dr. Leonardo Frigheto e Dr. José Ricardo Vanzin, ambos do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia. Ainda tivemos a presença do Prof. Eduardo Bravo chefe do Departamento de Neuroradiologia do Chile e do Dr. Guido Lazarotti da Itália.
As atividades do simpósio iniciaram na hemodinâmica do HSPV, com a apresentação dos tratamentos de aneurisma cerebral com molas de platina e tratamento de MAV cerebral com ONYX em live cases, onde os participantes puderam acompanhar do anfiteatro da Faculdade de Medicina, através de vídeo-conferência, a cirurgia que estava sendo executada e interagir com perguntas e duvidas diretamente com o Prof. Jaqcues Moret durante o procedimento.
No dia 31 de julho, os trabalhos iniciaram com o Dr. José Ricardo Vanzin palestrando sobre a neuroradiologia terapêutica em Passo Fundo e no último dia, o Dr. Leonardo Frighetto destacou o papel da radiocirurgia para MAV cerebral.