Você sabe o que é uma estenose de carótida? Como ela se desenvolve ou se adquire? Essas e outras dúvidas o SNN vai responder no blog de hoje. Confira:
A estenose de carótida é uma obstrução parcial, ou total, da artéria carótida – normalmente a artéria carótida interna. Produzida pela aterosclerose, principal processo patológico que compromete as grandes artérias elásticas e as artérias musculares de médio calibre produzindo depósito de gordura e estreitamento arterial.
A causa mais comum da estenose de carótida é a aterosclerose. Ela é um processo degenerativo caracterizado por um acúmulo de gordura, fibras de tecido conjuntivo e células circulantes. A aterosclerose tem muitas manifestações, incluindo a formação de placas com estenose, ulceração com trombose, êmbolos distais, dilatações arteriais e aneurismas fusiformes. A causa mais comum do AVC isquêmico é a doença obstrutiva das artérias carótidas. Estas placas devem ser encontradas e tratadas.
Saiba mais sobre as fases da Doença de Alzheimer, clique aqui.
A prevenção da doença inclui a identificação e controle dos fatores de risco e o uso de terapia antitrombótica – contra coagulação do sangue. A avaliação e o acompanhamento neurológicos regulares são componentes do tratamento preventivo bem como o controle da hipertensão, da dislipidemia, da diabete e a suspensão do tabagismo.
A equipe do SNN tem realizado com sucesso este procedimento, minimamente invasivo, há anos na nossa região, a qual faz parte das novas técnicas terapêuticas da medicina moderna.
Previna-se e procure seu médico de confiança. Para saber mais, entre em contato conosco.