A Radiocirurgia é a aplicação de altas doses de radiação, a uma parcela específica do corpo. Para obtenção da precisão, é preciso aliar o tratamento à estereotaxia e exames de imagem em tempo real.
A Radiocirurgiaestereotáxicapode ser utilizada no tratamento de doenças que se dividem em 5 grandes grupos: Neoplasias benignas, Neoplasias Malignas, Metástases, Doenças Vasculares e Doenças Funcionais.
No grupo das neoplasias benignas, podem ser tratados: meningiomas, neurinomas vestibulares, adenomas pituitários, etc. No caso das neoplasias malignas, utiliza-se no tratamento de tumores do cérebro, da próstata, do pulmão, do rim, do pâncreas e da coluna espinhal. Praticamente todas as metástases em todas as partes do podem ser tratadas através da Radiocirurgia.
No grupo das doenças vasculares, pode ser utilizada no tratamento das malformações arteriovenosas (MAVs) cerebrais. Entre as doenças funcionais passíveis de tratamento com Radiocirurgia, podemos citar: epilepsia, dor (por exemplo: neuralgia do trigêmeo), tremor essencial, doença de Parkinson, transtornos obsessivos compulsivos, etc.