A estenose da carótida é uma doença que ocorre quando as artérias carótidas, principais responsáveis por levar o fluxo de sangue para o cérebro, se tornam estreitas ou ficam obstruídas. Esta é a terceira maior causa de acidente vascular cerebral, elevando o número de mortes em todo o ano.
A estenose da carótida é causada pelo acúmulo de placas de gordura, chamado de aterosclerose, que também pode ocorrer em outras partes do corpo, como nas artérias coronárias.
O objetivo no tratamento da estenose da carótida é prevenir um acidente vascular cerebral. A escolha por uma das opções existentes de tratamento depende da extensão do bloqueio das artérias carótidas.
Poderão também, no tratamento, serem prescritos alguns medicamentos específicos para controlar a pressão arterial e manter o colesterol mais baixo. Também podem ser ministrados medicamentos anticoagulantes para evitar a formação de coágulos sanguíneos no corpo.
Mas, se o bloqueio for grave e se a pessoa já teve um acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório, o médico pode recomendar a remoção do bloqueio da artéria. As opções são: a endarterectomia (tratamento cirúrgico) e a angioplastia da carótida (tratamento endovascular, via cateterismo).