A Arteriografia Cerebral consiste em um método diagnóstico minimamente invasivo, realizado pelo Neurorradiologista Intervencionista para o estudo das doenças vasculares cerebrais ou doenças com importante participação arterial (tumores, AVC, malformação e aneurisma cerebral). O exame exige o acesso ao espaço intravascular através de uma artéria, conseguido através de uma punção geralmente na virilha ou eventualmente ao nível de punho. Realizada a punção arterial, com o uso de cateteres especiais e guias, pode-se navegar por dentro das artérias para os mais diversos locais do corpo, orientando-se por imagens em tempo real na tela da máquina de hemodinâmica.
Uma vez atingido o local de estudo apropriado, é injetado contraste radiológico e são adquiridas imagens digitais. Estas imagens são processadas e trabalhadas, fornecendo importantes informações e podendo ser armazenadas em películas ou em CD. A arteriografia é um método que evolui de forma rápida, sendo atualmente um procedimento seguro e largamente utilizado nos grandes centros médicos.
O exame, na maioria das doenças vasculares cerebrais, representa o método mais confiável e fidedigno para o diagnóstico, além de permitir o tratamento por técnicas endovasculares.
Orientações antes de fazer o exame:
O paciente deve estar em jejum absoluto por 6 horas, e, pacientes diabéticos deve ser ajustada sua medição. Ao final do exame, faz-se necessário o repouso do paciente por cerca de 6 horas, com alta normalmente após este período. O exame é fotografado em aparelhos digitais e entregue acompanhado de um laudo médico.
Orientações após cateterismo cerebral
Alguns cuidados devem ser tomados para uma recuperação adequada:
Caminhadas
Você poderá caminhar vagarosamente após a alta hospitalar. Se necessário poderá subir escadas, porém, lentamente.
Dirigir carros
Você poderá voltar a dirigir 48 horas após o exame.
Banho
Você poderá tomar banho de chuveiro normalmente após o exame.
Atividade sexual
Você poderá reiniciar atividades sexuais no dia seguinte após a alta hospitalar.
Retorno ao trabalho
Trabalho que não exija atividades físicas podem ser reiniciados 24 horas após o exame. Se você realiza trabalhos pesados, recomenda-se reinicio das atividades 3 dias após o exame.
Exercícios
Evite qualquer tipo de exercício, exceto caminhadas, por uma semana após a sua alta hospitalar.
Levantar peso
Não levante objetos pesados durante uma semana para permitir uma cicatrização adequada no local da punção.
Procure o Serviço de Hemodinâmica, seu médico ou a emergência caso apresente um dos seguintes sintomas:
- Dor severa, edema ou secreção no local da punção (virilha ou braço);
- Febre;
- Dor no abdômen inferior logo acima do ponto da punção.
A formação de um pequeno hematoma no local da punção é normal.